Como fica o trânsito em Copacabana durante o Réveillon

Faltam apenas 4 dias para o Réveillon! E, como acontece todo ano nesse período, a prefeitura anunciou um esquema especial para o trânsito de Copacabana.

Este ano, pela 1ª vez,  não será permitida a circulação de veículos na Rua Barata Ribeiro (exceto no trecho por onde circularão os ônibus de linhas regulares) e na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, das 23h30 do dia 31 às 2h (para táxis) e 4h (para demais veículos) do dia 1º de janeiro. Não serão criadas áreas especiais de estacionamento e ônibus de turismo não poderão estacionar em Copacabana e nos bairros do entorno, como Ipanema, Lagoa, Urca e Botafogo.

Ônibus partirão de três pontos de Copacabana, de acordo com a região de destino. Passageiros que desejarem ir aos bairros da Zona Norte (Abolição, Méier, Tijuca, Vila Isabel, Triagem, Penha, Olaria, Ramos, Jacaré), Centro (Central, Lapa e Rodoviária) e Zona Sul (Urca e Glória) deverão se dirigir à Av. Barata Ribeiro, entre a Av. Prado Jr. e a Rua Rodolfo Dantas, e Rua Tonelero (entre a Praça Cardeal Arcoverde e a Rua Figueiredo de Magalhães), definida como área de embarque 1. A área de embarque 2 ficará na Rua Tonelero (a partir da Rua Santa Clara) e Rua Pompeu Loureiro (toda extensão), e destina-se aos passageiros que retornarão aos bairros do Centro, Cosme Velho, Largo do Machado, Grajaú e São Cristóvão. Eles deverão se dirigir à Av. Barata Ribeiro, entre a Rua Santa Clara, e a Rua Pompeu Loureiro, no lado direito da via.

A área de embarque 3 compreende a Rua Raul Pompéia (entre a Rua Sá Ferreira e Av. Rainha Elizabeth). Passageiros com destino aos bairros Cosme Velho, Ipanema, Leblon, Gávea, São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Campo Grande e Santa Cruz deverão pegar os ônibus na Rua Raul Pompéia, entre a Rua Sá Ferreira e a Rua Rainha Elizabeth, no lado direito da via.

Uma ótima alternativa de transporte é o metrô. A partir das 19h do dia 31, começa a operação especial de Réveillon. Durante a operação, que acontecerá até 5h, não haverá transferência entre as linhas 1 e 2 – as composições farão diretamente o trajeto entre as estações Pavuna, Cardeal Arcoverde e Ipanema/General Osório.

Os bilhetes especiais de metrô para o dia 31 (saiba mais aqui) só podem ser comprados agora nas estações: Central, Carioca e Largo do Machado.

Confira outras informações como proibição de estacionamento e saída de Copacabana a partir da meia-noite aqui.

Fonte:

G1/Globo e Prefeitura do Rio